sábado, 19 de julho de 2008

Textos do CEPESA

Caros alunos,
Conforme combinado, estou postando as tarefas realizadas e entregues no prazo. Estão todos de parabéns pelo empenho nessa primeira parte da tarefa. Agora a gente aguarda a segunda parte, que é a resposta aos questionamentos. Se quiserem, podem também fazer um pequeno "forum" postando comentários. Um grande abraço para todos!

Obs: Para ter acesso ao texto, basta clicar no título.

Tema 1: Educação Ambiental (Edimare, Cristiane, Wesley, Éderson)

Texto: Direito Ambiental e Educação Ambiental: Aproximação necessária porém embrionária

Questões:
1. O autor afirma que: "É a participação cidadã que surge como "mola-mestra" na solução dos problemas ambientais e na proposta de conviver em sociedade e com a natureza.". Você enquanto pós graduando em Meio Ambiente e Desenvolvimento, como encara essa afirmativa? E de que forma o direito ambiental poderá contribuir para que essa se torne realidade?

2. No texto o autor afirma que 'não basta que o Direito Ambiental e a Educação Ambiental estejam assegurados na legislação de nosso país para que sejam efetivados'. Logo em seguida ele comenta sobre o conhecimento de garantias e mecanismos com este intuito. Quais seriam então os possíveis mecanismos que garantiriam que o Direito Ambiental e a Educação Ambiental fossem realmente efetivados em nosso país?

3. Para que servem o Direito Ambiental e a Educação Ambiental e como esses devem estar interagindo para que se tenha uma legislação assegurada e efetiva no país?


Tema 2: Proteção da Fauna (Nádia Amorim, Cristina Rezende, Jerisvaldo, Márcio Matos e Leidiane)

Texto: Semana de Proteção à Fauna

Questões:
1. Quais são as principais causas da redução de espécies no Brasil?
2. Como é possível obter grande vantagem econômica e, ao mesmo tempo, proteger a Fauna silvestre?
3. Quais são as medidas que, no âmbito administrativo e legal, devem ser tomadas para a proteção da Fauna?

Tema 3: Florestas e Unidades de Conservação – Andréia, Luciano, Tiago, Ricardo, Catiele, Adelmária, Lígia.

Texto: Unidades de Conservação do Brasil - S.N.U.C.

Questões:
1. O texto aborda sobre o histórico das Unidades de Conservação, sendo essas divididas em duas categorias: Unidades de Conservação Integral e Unidades de Conservação de Uso Sustentável. De acordo com a lei 9.985 de 18 de julho de 2000, quais são as características especificas dessas categorias?

2. Considerando o conteúdo discutido em sala e conforme a lei citada na questão anterior, quais são objetivos do Sistema Nacional de Unidade de Conservação (SNUC)?

3. Entre as unidades de uso sustentável, o texto enfatiza a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). O que caracteriza essa categoria de manejo e quais as atividades que podem ser desenvolvidas?

Tema 4: Águas (Antonio Ribeiro, Carla Taciane, Juliana Viana, Marcelo Correia, Thaise N. Dantas )

Texto: Água e Desenvolvimento Sustentável

Questões:
1. A exploração dos recursos naturais não pode ultrapassar a capacidade da natureza de reposição dos recursos. Sendo assim, qual deve ser a principal meta da agricultura irrigada?
2. Que abordagem o texto apresenta em relação ao mau uso dos depósitos de água doce? Qual o papel da agricultura nesse processo?
3. Sabemos que a água é um recurso finito, e que em vários países já é escassa. Qual alternativa o texto sugere para tentar amenizar esse problema? Estabeleça uma relação entre o problema e o papel do setor público, privado e civil.



Tema 5: Resíduos sólidos/Saneamento ambiental (Diane, Andréia, Paulo, Vivaldo).

Texto: Saneamento e gestão dos lixões: Palácio do Planalto envia projeto de lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos

Questões:
1. De que trata projeto de lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos e quais os benefícios que ele traz para a sociedade?
2. Quais a proibições estabelecidas no projeto de lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos?
3. Quais as principais diretrizes do projeto de lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos?

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